quarta-feira, 29 de abril de 2009

MUSEU

A palavra vem do latim "museum", que por sua vez é derivado da Língua grega antiga "mouseion".
Na sua origem, um museu era um templo das musas, deusas da memória, filhas dela com Zeus. Mnemosine, a musa da memória, é filha de Gaia com Urano. Mais tarde, na época da Dinastia ptolemaica, Ptolemeu II Filadelfo mandou construir em Alexandria um edifício a que chamou "Museu". Estava dedicado ao desenvolvimento de todas as ciências e servia, além disso, para as tertúlias dos literatos e sábios que ali viviam, sob o patrocínio do Estado. Naquela instituição foi se formando, gradativamente, uma importante biblioteca.
Um museu é uma instituição de carácter permanente, administrado para interesse geral, com a finalidade de recolher, conservar, pesquisar e valorizar de diversas maneiras um conjunto de elementos de valor cultural e ambiental: colecções de objectos artísticos, históricos, científicos e técnicos.

Os museus são instituições especializadas, e, por isso, necessitam de mão-de-obra qualificada, como museólogos, restauradores e outros profissionais, capazes de manter a conservação do acervo. Ele é dirigido geralmente por um curador, quem tem uma equipe de funcionários que cuidam dos objectos e arranjam sua exposição.

Se atentarmos bem nestas palavras, verificamos que nós somos estes curadores. A expensas próprias mantemos viva a memória dos outros, restaurando e cuidando de um património que de outra forma estaria esquecido ou desfeito.

1 comentário:

  1. Ainda agora começamos e já me aprece dizer que é de louvar todo este trabalho e dedicação por parte do nosso colega e camarada Paulo Pires. Parabens.

    ResponderEliminar