
Equipado com um motor V8 L-48 da GM, de 5,737 Cm³ e com 165 Cv de potência, faz com que a condução deste "Vette" seja tudo menos normal. Para os mais puristas pode parecer que o motor tem pouca potência, mas isto é fruto da grande crise de petróleo que se viveu nos 70's. As marcas americanas foram forçadas pelo governo de então a reduzir substancialmente os consumos de combustível. A GM encontrou esta solução no reacondicionamento dos seus motores com taxas de compressão mais baixas, reduzindo a sua potência.
As inovações introduzidas foram várias e extraordinárias para a época. Aparece com um
novo distribuidor HEI (High Energy Ignition), catalizador, controle de emissão de gases de escape e é o primeiro “Vette” a mover-se com gasolina sem chumbo. Se a isto juntarmos travões de disco duplos com “power brakes” às quatro rodas e direcção assistida de série achamos que estamos na presença de qualquer exigência moderna, mas não,.... era assim em 1975.
Com um magnífico binário de 346 N.m @ 2400 rpm faz as delícias de quem o conduz. A posição do condutor é praticamente em cima do eixo traseiro, fazendo com que qualquer passeio "domingueiro" seja mais parecido com as 500 Milhas de Indianápolis.
1975 foi o último ano dos descapotáveis, a Chevrolet decidiu suspender a partir deste ano a sua produção só a retomando novamente em 1986, já com a quarta versão do Corvette.
É sem dúvida um clássico de respeito amado por muitos e odiado por outros, contudo ninguém fica indiferente à sua passagem. Parafraseando um perito americano, que tem por trabalho experimentar e avaliar estes carros:
“Não consigo conduzir este carro, sem primeiro deslizar as mãos sobre as curvas desta magnifica carroçaria que só se equipara a um modelo da 'Victoria's Secret'”.
As inovações introduzidas foram várias e extraordinárias para a época. Aparece com um



É sem dúvida um clássico de respeito amado por muitos e odiado por outros, contudo ninguém fica indiferente à sua passagem. Parafraseando um perito americano, que tem por trabalho experimentar e avaliar estes carros:
Espero que dia 29 não esteja a chover, gostava mesmo de ver o "vette" ao vivo! ;)
ResponderEliminarAbraço
Pedro Marques