
O que faz um “Alfista” com um “DS”???? Nem eu sei, mas a verdade é que o tenho e gosto do carro, ou melhor... acho-lhe graça! De facto a filosofia da Alfa e da Citröen são completamente diferentes.

Lembro-me de ver na minha infância, no princípio dos anos 80, muitos "bocas-de-sapo". O parque automóvel era velho e era frequente avistar carros esquisitos e/ou diferentes, era o caso do “sapo”. Apesar de ser velho tinha de facto um espírito novo, aquelas linhas e aquelas inovações técnicas faziam dele um "cota" baril.
Os faróis direccionais, a suspensão hidropneumática, a direcção assistida, os travões assistidos, a caixa semi-automática, a injecção electrónica, o extremo conforto geral,

a excelente pele dos bancos, exagero de cromados e o desenho (de um italiano Flaminio Bertoni!!!), são atributos que me fazem olhar para este carro com outros olhos, visto que saiu da fábrica no ano de 1969.
"Déesse" é deusa em francês e de facto em 1955, aquando do seu lançamento, o público ficou espantado com tamanha divindade e logo as encomendas superaram a produção. Foi sem dúvida um carro inovador e talvez por isso foi considerado o carro do Sec. XX. O “DS” estava para o mundo automóvel assim como o Concorde estava para o mundo aeronáutico, velozes, confortáveis, franceses e ambos rompiam com o tradicional... O que estava a dar era o "avant-garde", eram sem dúvida projectos de um futuro distante na presente realidade.

O meu exemplar é um DS 21 I.E. Pallas e foi pertença do director da Citröen em Portugal. O carro foi-lhe oferecido pela marca em 1969. Penso que tenha sido dos primeiros, senão o primeiro, de injecção a vir para o nosso país. O carro pouco andou, tem apenas 68500 Km, comprovados pelo livro de revisões e só lhe arranjei umas ferrugens e pintei-o recentemente, de resto está tudo igual, nunca lhe mexi nem na mecânica nem nos interiores.

Foi o carro que salvou o General Charles De Gaulle do atentado. Mesmo com um furo o carro portou-se muito bem e trouxe o presidente da França são e salvo.
Interiores

:
Suspensão em cima e em baixo

:


“Master Warning”, “Master Caution”

!
A grande luz de “STOP” no centro do painel significa que se continuarmos a viagem pudemos ficar sem travões, sem direcção, sem caixa e sem suspensão. Problemas de hidráulicos, muito provável “Direct Law”!