quarta-feira, 20 de maio de 2009

Alfa Romeo Giulia Sprint Gt

Comprei o carro em 2001 ao seu segundo proprietário, a Marquesa dos Olivais, o primeiro proprietário foi o industrial Jorge Abecassis (foto tirada em 1989 no Palacete dos Olivais). Após a aquisição interroguei a Alfa Romeo sobre este número de chassis e esta foi a resposta que obtive:



"Dear Mister Marques, With reference to your request we are informing you as follows. According to our documentation files, the chassis number AR xxxxx originally corresponds to an Alfa Romeo Giulia Sprint Gt (105.02), manufactured on the 9th September 1964 and sold on the 17th September 1964 to Mocar Ltd. from Lisbon, Portugal. The body color is bluette, with leather skai interiors."













Dados técnicos: Alfa Romeo Giulia Sprint Gt

Anos de produção: 1963 a 1966
Exemplares construídos: 21850
Prestações: 122 Cv SAE às 6000 RPM
Velocidade máxima: "mais de 180 Km/h"
Motor: Tipo 00502, 4 cilindros em linha refrigerado a água, 1570 Cm3, dupla árvore de cames à cabeça, dois carburadores duplos Weber 40 DCOE 4 de montagem horizontal
Transmissão: às rodas traseiras, 5 velocidades todas sincronizadas.
Travões: discos às 4 rodas com servofreio
Eléctricos: Bateria de 12V, bobine e distribuidor, velas de 14mm (Golden Lodge)
Peso: 950 Kg
Pneus: 155 x 15 Chassis: Tipo 105.02

É hoje em dia um carro bastante raro, foram fabricados cerca de 21000 exemplares, mas passados 8 anos era apenas um carro velho quando saiu o mais recente 2000 Gtv, exteriormente muito parecido e com umas performances em muito superiores. Estes primeiros modelos foram depressa preteridos e esquecidos restando apenas uma dezena deles em Portugal, sendo este um dos dois a circular no nosso país em excelente estado de conservação e originalidade.




Se repararmos nos dados técnicos, é sem dúvida um carro excepcional para a época, sendo mais caro em 1964 que o Jaguar Type "E".
Não parece, mas já vai a caminho dos 46 anos.

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